Nem sempre algo simples é tão fácil quanto parece… Quantos de vocês já abriram conta em um banco? Algumas vezes demora um pouco por causa da fila. Mas o que acham de uma demora de dois dias e um total de 10 filas?! Foi o que enfrentamos para abrir uma conta bancária para um professor ianomâmi de uma das escolas sob a responsabilidade da missão.
Toda a burocracia que para nós ‘brancos’ já é excessiva – muitas vezes um estorvo – para um ianomâmi é maior ainda. Além do fato de não falarem bem o português, eles não possuem alguns documentos obrigatórios, que a maioria dos brasileiro tem, como certificado de reservista e título de eleitor. Quando esbarramos nesses requisitos, temos de nos desdobrar para conseguir uma solução. Nós, Graziela e Sandra, somos responsáveis pela área de educação da missão e esse é um exemplo dos muitos desafios que temos enfrentado. É preciso muita sabedoria e paciência!
O trabalho transcultural não se resume apenas ao aprendizado da língua e à pregação do evangelho, mas implica na demonstração de amor ao povo, auxiliando-os em suas necessidades, às vezes simples, outras vezes complicadas. O evangelho de Jesus Cristo não é comunicado somente por palavras, mas também pela demonstração de amor entre nós e por nosso intermédio. Que Deus nos ajude a enfrentar esses obstáculos e a olhar para esse povo e suas necessidades como oportunidades de participar da missão do reino de Deus, proclamando em palavras e ações as boas novas de justiça, paz e integridade da criação, por meio de Jesus Cristo. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13.35).